Em parceria com a Câmara, o Pró - Mananciais estimula preservação hídrica na Campanha
O cercamento das nascentes e demais áreas de proteção permanente é fundamental para a conservação e recuperação dos mananciais e dos ambientes nos quais estes estão inseridos, e favorece o envolvimento e a conscientização das comunidades em prol da proteção e recuperação dos recursos hídricos. As cercas impedem a entrada do gado e outros animais pesados nas nascentes e cursos d’águas, evitando a compactação do solo, que obstrui o afloramento da água, processos erosivos e a destruição da vegetação nativa, promovendo, assim, a recomposição da mata ciliar de forma natural, o que melhora a qualidade e a quantidade de água das bacias.
Na Campanha, a ação instalará aproximadamente 5 mil metros de cerca para proteger os mananciais revitalizará 18 quilômetros de estradas rurais que dão acesso aos reservatórios. Na última semana de março o Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Rodrigo José de Carvalho (PTB), acompanhou a ação da COPASA juntamente como encarregado dos sistemas da empresa na cidade, o Sr. José Rafael Lino.
De acordo com o vereador, a preservação dos mananciais é de suma importância para a cidade, para o bem estar de todos e para o futuro. “Muitas pessoas não sabem sobre a importância do que estamos fazendo aqui. Esta ação garante que não falte água e que água que chega nas casas seja limpa e de qualidade. Com certeza a Câmara irá apoiar e, passando a pandemia, iremos incluir este projeto no Visite a Câmara, onde vamos trabalhar na conscientização de crianças sobre vários temas, dentre eles a constituição e o meio ambiente” –finalizou.
Em especial, o Pró – Mananciais realiza a limpeza do principal reservatório de água na Campanha, garantindo a captação necessária para o abastecimento de água na Campanha, fato que esta recorrentemente na pauta da Câmara Municipal.
Quer saber mais sobre o Pró - Mananciais? Acesse: http://www.arsae.mg.gov.br/images/documentos/audiencia_publica/15/ProMananciais.pdf
*Esta matéria contou com informações do ARSAE