Estudantes brilham e Campanha se destaca na Plenária Estadual do Parlamento Jovem
Na última semana, entre os dias 20 e 22 de setembro, os estudantes que fizeram parte do Parlamento Jovem (PJ) na Campanha foram a Belo Horizonte para participar da Plenária Estadual, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Esta etapa, a final do programa em 2023, reuniu estudantes de todo o estado de Minas Gerais, que apresentaram as propostas de políticas públicas elaboradas durante o desenvolvimento do programa nos municípios. Neste ano o tema do PJ foi “Jovem e o Mercado de Trabalho”. Ao todo, 12 propostas foram escolhidas, sendo duas da Campanha.
Os campanhenses chegaram à Plenária com três propostas representando o Polo Sul IV, que reúne as cidades de Paraguaçu, Varginha e Alfenas. Formada por alunos das Escolas Externato Nossa Senhora de Lourdes (CEDEC), Coopercamp e Vital Brazil e coordenada pela servidora da Câmara Silvana Aparecida Domingues Arantes, a equipe teve como porta-vozes os estudantes Pedro Fontes (CEDEC) e Emanuelle Oliveira (Coopercamp).
Durante os debates a equipe ganhou destaque. Com defesas brilhantes realizadas pelos estudantes Pedro e Emanuelle, duas propostas foram aprovadas e integraram um conjunto de 12 proposições. Vale destacar que essa foi a primeira vez que a Câmara Municipal participou do PJ e, ainda assim, mesmo competindo com cidades de grande porte como Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora, a comitiva campanhense roubou os holofotes e levou suas propostas à aprovação.
As propostas elaboradas, apresentadas e escolhidas sugeriram “Desenvolver um projeto estadual para garantir e monitorar os direitos trabalhistas de jovens criando um sistema estadual próprio que se assemelha ao projeto jovem aprendiz, sendo que o estado deverá oferecer incentivo fiscal para as empresas parceiras, e cada município deverá disponibilizar a prefeitura como ponto de credenciamento” e “Cofinanciamento pelo Estado e pelos Municípios para disponibilização passe livre estudantil garantindo transporte gratuito para os alunos do ensino médio e superior que visam fazer curso técnico ou necessitam trabalhar”. Em destaque, a primeira proposta foi aprovada sem aglutinação, ou seja, seu texto foi aprovado de forma integral, sem sofrer grandes alterações ou ser incorporado à propostas similares apresentadas por outros municípios.
Para o Presidente da Câmara, o Vereador Rodrigo Villamarim, a participação da Campanha no PJ 2023 deve ser comemorada. “Vejam só: uma cidade pequena que nunca participou do programa emplacar duas propostas de uma vez só é uma grande conquista, não? Competimos com grandes cidades e nos colocamos em destaque. Os participantes estão de parabéns. Estamos muito orgulhosos” – destacou.
Etapas anteriores promoveram a integração regional e motivaram a participação dos jovens na política local
Na Plenária Municipal, realizada no mês de julho, os estudantes das escolas Vital Brazil, Cedec e Coopercamp apresentaram as propostas relacionadas ao tema do PJ, que foi divido nos subtemas “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho”. A etapa ficou marcada pelo engajamento dos jovens com a política, uma vez que mais de 50 participantes colaboraram na elaboração do material e nas discussões semanais realizadas na Escola do Legislativo Dom Othon Motta.
Em seguida, no mês de agosto, a equipe foi à Plenária Regional, realizada na cidade de Varginha, onde as suas propostas foram escolhidas para representarem o Polo Sul IV. É importante destacar a integração e a cooperação entre as cidades do polo após a etapa regional. Juntas, as equipes debateram, analisaram e formataram as propostas que foram levadas à Plenária Estadual. Durante a etapa final, os estudantes das cidades de Campanha, Paraguaçu, Varginha e Alfenas trabalharam juntos na apresentação e no debate das ideias.